Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular: diferenças e semelhanças.
O
Sistema Educacional Brasileiro consolidou-se com a criação de um currículo de
base comum, proveniente de parcerias firmadas no documento assinado na
Conferência Mundial de Educação para Todos, com as pesquisas que objetivavam a
criação de currículos escolares e consideraram diferentes documentos e
estatísticas obtidas por censos e avaliações nacionais e internacionais,
experiências curriculares e pedagógicas desenvolvidas por escolas e estados,
além de experiências de outros países (VERONEZE, et al., 2002). Essas inciativas curriculares baseavam-se na Constituição
Federal, visto que o Art. 210 declara que “serão fixados conteúdos mínimos para
o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito
aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais” (BRASIL,1998).
Nesse contexto, durante a década de 1990 os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Fundamental foram
instituídos no país pelo Ministério da Educação (MEC), a parti desse momento
torna-se possível a explanação dos aspectos que orientam a parceria ente MEC e
o Conselho Nacional de Educação (BONAMINIO; MARTÍNEZ,2002). Segundo
a Secretária de Educação Fundamental (1997) os PCNs objetivam auxiliar o professor
no seu cargo de assumir a função que lhe cabe pela responsabilidade e
importância no processo de formação da sociedade brasileira, com relação as
possibilidades de uso e aplicação do o referido documento podemos citar:
- rever objetivos, conteúdos, formas de encaminhamento das atividades, expectativas de aprendizagem e maneiras de avaliar;
- refletir sobre a prática pedagógica, tendo em vista uma coerência com os objetivos propostos;
- preparar um planejamento que possa de fato orientar o trabalho em sala de aula;
- discutir com a equipe de trabalho as razões que levam os alunos a terem maior ou menor participação nas atividades escolares;
- identificar, produzir ou solicitar novos materiais que possibilitem contextos mais significativos de aprendizagem;
- subsidiar as discussões de temas educacionais com os pais e responsáveis.
Os
PCNs constituem-se como um documento normativo de referência em qualidade para
a educação no Ensino Fundamental no país, tendo como principal função nortear e
assegurar a coerência dos investimentos no sistema educacional, permitindo a
socialização de discussões, além de contribuir para a atuação de profissionais
da educação brasileira, principalmente aqueles com menor iteração com a
produção pedagógica contemporânea (BRASIL,1997). Ademais, em abril de 2017 outro
documento semelhante destaca-se
por organizar
e determinar o conteúdo mínimo que deve ser ensinado em todas as instituições de
ensino do país. O MEC concluiu a sistematização e encaminhou a terceira e
última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao Conselho Nacional de
Educação, que abrange apenas a educação infantil e fundamental.
A
BNCC foi elaborada por especialistas de diversas áreas do conhecimento, contando
com as contribuições de profissionais de ensino e da sociedade civil, define-se
como “[...] documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo
de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das
etapas e modalidades da Educação Básica” (BNCC, 2017, p.7), surgindo como
proposta inicial a parti do desenvolvimento do Plano Nacional de Educação (PNE).
O
PNC e a BNCC surgem como documentos normativos para serem aplicados na orientação
de profissionais da área da Educação, principalmente para viabilizar a atuação
efetiva dos docentes no sistema pedagógico, nesse sentindo Pereira e Pereira ( 2015,
p.2) afirmam que “os Professores podem esquematizar as suas aulas com a
intenção de proporcionar uma aprendizagem significativa’’. Evidencia-se a relevância
dos currículos para o processo de ensino –aprendizagem, cabe aos profissionais
optarem por considerações que se adequem a sua realidade e contribua para a sua
atuação. Para Veroneze et al. (2002)
existem semelhanças entre os documentos no processo de elaboração, pois ambos
foram construídos por profissionais em Educação, além disso os dois ressaltam a
necessidade da contextualização e interdisciplinaridade na processo de ensino.
Entretanto,
os documentos possuem diferenças na organização do conteúdo, a estrutura da
BNCC é organizada de acordo com as duas etapas da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fudamental) e subdividida por áreas de ensino. Os PNCs orientam
a organização por meio de ciclos, cada ciclo corresponde a duas séries apresentadas
da BNCC (PEREIRA; PEREIRA, 2018). O primeiro ciclo apresenta a primeira e
segunda séries, o segundo ciclo à terceira e a quarta séries, o mesmo para o restante
das séries subsequentes. Entende-se que essa divisão tem a finalidade de
superar as excessivas divisões realizadas por séries, buscando também a
integração do conhecimento. Outra divergência evidente entre os documentos são
as nomenclaturas de áreas do conhecimento, justifica-se essa divergência ao observar
a diferença entre os anos de publicação e atualizações do sistema educacional.
Portanto,
a BNCC e os PCNs representam documentos nacionais relevantes ao processo de ensino-aprendizagem,
apresentado aplicabilidade na orientação da prática docente e influência
específica no processo de ensino e construção de projetos pedagógicos. A BNCC abrange a seleção de conteúdos e competências
ministradas na educação infantil e no ensino fundamental, sem desconsiderar os objetivos
propostos nos PNCs e a interdisciplinaridade. Dessa forma promovendo a
regularidade dos conteúdos no país, além da contribuição com a comunidade escolar
brasileira.
REFERÊNCIAS
BONAMINIO,
A. S.; MARTÍNEZ, S. A. Diretrizes
e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental:
a Participação das Instâncias Políticas do Estado. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12937>
Acesso em: 12 dez 2018.
BRASIL. Constituição Federal, 1998. Disponível em:<http://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_12.07.2016/art_210_.sp.> Acesso em: 12 dez 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf> Acesso em: 12 dez 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf> Acesso em: 12 dez 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p
PEREIRA
J.P.; PEREIRA, J.P. O Currículo e a Aprendizagem:
uma Análise Comparativa entre a BNCC e o PCN no eixo de números e operações dos
Anos Finais do Ensino Fundamental. Disponível
em:<http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID5055_08092018141312.pdf>
Acesso
em: 12 dez 2018.
VERONEZE,
D. J. et al. Consensos
e Dissensos entre os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum
Curricular.
2002. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6407_2669_ID.pdf>
Acesso em: 12 dez 201999.
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