![]() |
| Figura 01: Ilustração Científica de um Quiróptero. Fonte: Google/Imagens. |
Em virtude da industria cinematográfica os morcegos ficaram conhecidos como sugadores de sangue e autores de ataques sangrentos. Esses animais são associados às fantasias sobre seres mitológicos e lendas urbanas, dessa forma tornaram-se temidos e passaram a ser considerados nocivos.
Sabemos que os quirópteros ou ''morcegos'' são os mamíferos que possuem estruturas especializadas que possibilitam o voo efetivo. Entre os mamíferos seus hábitos alimentares apresentam variedade, de acordo com a EMBRAPA classificam-se em: "insetivóros, alimentam-se de mosquitos, mariposas, besouros, baratas e outros insetos, capturando-os em pleno vôo; polinívoros/ nectarívoros, alimentam-se de néctar, pólen e, às vezes, de parte florais; frugíveros, alimentam-se basicamente de frutas; carnívoros, alimentam-se de peixes, rãs, camundongos, aves e outros morcegos; pscívoros, alimentam principalmente de peixes, mas inclui também em sua dieta crustáceos e insetos; hematógos, alimentam exclusivamente de sangue''.
Vale salientar que apesar da diversidade em hábitos alimentares alguns morcegos realmente bebem sangue, porém os ataques aos seres não são habituais. Existem casos registrados em nosso país em locais que apresentam mudanças drásticas na natureza. A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia adverte que o descontrole de quirópteros pode causar transmissão de doenças zoonóticas, em ambientes urbanos e rurais (pomares e outras plantações) podem provocar transtornos à população e certos prejuízos econômicos ao danificar frutos. Além disso não existem registros de ''morcegos-vampiros'' capazes de sugar todo o sangue humano.
Ademais existe outro mito sobre os mamíferos voadores, por habitarem cavernas e locais escuros fontes errôneas afirmam a ausência de visão nesses animais. Entretanto, os morcegos possuem visão adaptadas a áreas com poucas luminosidade. Segundo a organização Bat Conservation International existem espécies que apresentam uma visão dez vezes melhor que a visão humana e como suporte os morcegos possuem um sistema de ecololização, que contribuem na orientação, busca de alimento e permanência em seus habitats. Habitualmente noturnos os morcegos buscam alimentos após o pôr-do-sol, habitando árvores, cavernas e principalmente ambientes úmidos.
![]() |
| Figura 02: Ilustração Científica de um Quiróptero. Fonte Google/Imagens. |
Portanto, constata-se que apesar dos mitos os quirópteros são animais que apresentam hábitos alimentares diversos e estruturas morfológicas distintas. Os morcegos assim como as demais espécies devem ser preservados e conservados em seus habitats. Dessa foma precisamos disseminar informações verídicas sobre esses animais e evitar que dados fictícios permaneçam caracterizando as espécies.
Referências:
AGEVISA, Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia. Controle de Quirópteros. Disponível em:<http://www.rondonia.ro.gov.br/agevisa/institucional/vigilancia-ambiental/controle-de-zoonoses-e-animais-peconhentos/controle-quiropteros/> Acesso em: 29 mai 2019.
BATCON, Bat Conservation International . Misunderstood. Disponível em:<http://www.batcon.org/why-bats/bats-are/bats-are-misunderstoo> Acesso em: 29 mai 2019.
EMBRAPA,Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Alimentação dos Morcegos. Disponível em:< http://www.faunacps.cnpm.embrapa.br/mamifero/alim.html> Acesso em: 28 mai 2019.


Comentários
Postar um comentário